Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Exercícios físicos recomendados para dependentes químicos em recuperação

EXERCÍCIOS AERÓBIOS PARA DEPENDENTES QUÍMICOS EM RECUPERAÇÃO

CAMINHADA
São atividades aeróbias, principalmente quando praticadas por pessoas sedentárias.
O consumo de cocaína, maconha, tabaco e álcool, resultam em alterações principais vias nervosas.
O aumento da exigência metabólica resulta na adaptação destas diversas vias nervosas
Destacando-se como principais benefícios:
Normalização dos níveis de áreas da atenção, memória e controle motor.
Controle da ansiedade.
Diminuição da gordura corporal; aumento da força e resistência muscular; flexibilidade, do tônus muscular, da agilidade. Prevenção de várias doenças.
AUMENTO: Dos níveis de Serotonina nas áreas de humor.
Síntese e liberação de Endorfinas. Taxa basal.
DIMINUIÇÃO: Depressão. Compulsão e Estresse.
CONDICIONAMENTO FÍSICOAto ou efeito de condicionar o corpo, tornando-o apto para realização de tarefas motoras específico.

O condicionamento físico é dirigido para o desenvolvimento de todas as capacidades relacionadas à condição física.।

Objetivos de o Condicionamento Físico melhorar a aptidão física proporcionar segurança durante o exercício e promover a saúde। Semelhante ao FITNESS.Os resultados relacionados à saúde são concernentes ao CONDICIONAMENTO

FITNESS
O conceito de FITNESS está ligado à saúde funcional: Envolvimento confortável /produtível atividades diárias। FÍSICO: Desenvolvimento equilibrado de todas as capacidades relacionadas à Condição Física características motoras tais como: RESISTÊNCIA FORÇA VELOCIDADE FLEXIBILIDADE COMPOSIÇÃO CORPORAL। É utilizado nas aulas: Ginástica Aeróbia, Exercícios Localizados, Rítmicos Variados, Step, Circuit-Training, Alongamento, etc।
São realizados com música para facilitar o desenvolvimento das atividades।
NATAÇÃO
A Natação é um ato de propulsão e auto-sustentação na água com movimentos combinados de braços e pernas aprendidos pelo homem através do instinto ou observando os animais। É considerada um dos exercícios mais completos na atualidade। Excelente para melhorar o condicionamento físico traz vários benefícios ao organismo, como os citados।

A Natação é utilizada pelos dependentes químicos em recuperação como simples divertimento ou com finalidades terapêuticas. Importante como exercício físico para: manutenção da saúde meio de defesa contra afogamentos, em operações de salvamento ou finalidade terapêutica.
Na Natação são quatro estilos de nados competitivos: crawl (livre) o mais rápido de todos, borboleta (golfinho), costas e peito (clássico) o mais lento. Com a combinação destes estilos, temos o medley (golfinho, costas, peito e crawl).

EXERCÍCIOS NÃO AERÓBIOS PARA DEPENDENTES QUÍMICOS EM RECUPERAÇÃO
MUSCULAÇÃO

costas. Ajudar a elevar a taxa metabólica. Melhora a circulação nos membros inferiores do nosso corpo ajuda o sangue a retornar ao coração (músTipo de treinamento físico onde se empregam pesos progressivamente mais pesados para melhorar a forma física. A prática consistente auxilia na DQ:
Definir a musculatura e ajudar a redefini-la. Manter a elasticidade da pele. Ajudar-nos a manter nossa força funcional para atividades cotidianas Ajudar a aliviar os sintomas de artrite ao fortalecer os músculos que dão suporte que envolve as articulações.
Aumentar a densidade óssea. Melhorar a postura. Prevenir dores nas culos da perna fortes contraem durante o movimento ajudando a empurrar o fluxo sangüíneo e volta para o coração).
Estudos também sugerem que a musculação é útil para diminuir a pressão sangüínea.
EXERCÍCIOS LOCALIZADOS
Exercícios de força e resistência muscular localizada. Flexibilidade, elasticidade, alongamento.
Os exercícios localizados melhoram: O humor geral. Sintomas da depressão e ansiedade. Melhoram a auto-imagem, auto-estima e confiança.
ALONGAMENTOÉ a extensão do músculo além de seu comprimento em repouso. Favorece aos dependentes químicos nos aspectos físicos principalmente para: Os que têm problemas na coluna. E nos Aspectos Psicológicos como no complemento do: Controle da Ansiedade. Estresse, Depressão. Fadiga ou perda de energia.
YOGAA Yoga é um estado da mente. Existem muitas linhas de Yoga, que são maneiras de se atingir o mesmo fim, ou seja, a MEDITAÇÃO.
A linha de Yoga adotada pelo CEPEUSP é o HATHA YOGA. São compostos de exercícios de alongamento, exercícios respiratórios e técnicas de meditação. Como a MEDITAÇÃO é um estado calmo da mente, livre do estresse e ansiedade, pressupõe-se que seja de grande ajuda para os dependentes químicos.

RELAXAMENTO
Atividade que visa utilizar a Psicologia Esportiva/Atividade física, como um campo próprio, aplicando técnicas planejadas e dirigidas para o ALÍVIO DO ESTRESSE CONTROLE DA ANSIEDADE.
Aplicando-se exercícios para o bem estar físico intelectual emocional espiritual mental. Controle da ansiedade. Estresse. Depressão. Elasticidade, flexibilidade e alongamento relaxamento, reúne-se fatores físicos e psicológicos como um todo, promovendo o equilíbrio total do indivíduo, facilitando assim suas ações e condutas.

FONTESBARBANTI, E. J. Efeito da Atividade Física na Qualidade de Vida Em Pacientes com Depressão e Dependência Química. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v11, n 1, p. 37-45. 2006.
BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e do Esporte. São Paulo, Ed. Manole Ltda., p.517. 2003.
BARBANTI, V. J.; GUISELINI, M. A. Fitness Manual do Instrutor, Ed. Balieiro, 1993.
BUDNEY A J; HUGHES JR; MOORE BA; NOVY PL. Marijuana abstinence effects smokers in marijuana smokers maintained in their home environment. Ach Gen Psychiatry; 58 (10): 917 – 24 2001.
FERREIRA, S E; TUFIK, S; MELLO, M. T. Neuroadaptação: uma proposta alternativa de atividade física para usuários de drogas em recuperação. Rev. Bras. ciênc. Mov, 9 (1), 2001.
GHAROTE,M.L. Técnicas de Yoga. Phorte Editora, 2006.
MEYER T; BROOKS A. Therapeutic impact of exercise on psychiatric diseases: guidelines for exercise testing and prescription. Sports Med; 30 (4): 269-79, 2000
READ, JP; BROWN RA; MARCUS, BH; KAHLER, CW; RAMSEY, SE; DUBREUIL, ME; JAKICIC, JM; FRANCIONE, C. Exercise attitudes and behaviors among persons in treatment for alcohol use disorders. J Subst Abuse Treat; 21 (4): 199-206 2001.
RODRIGUES M.R. DEVEZA C. SANTAELLA D.F. Estudos Sobre o Yoga. Editora Phorte, 2003

Nenhum comentário:

Nupsea