Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Seus amigos pararam de fumar? Você provavelmente irá também

Fumantes cortam o hábito em grupos, aqueles que não se tornem proscritos, conclui estudo.
Atualizado 5:01 ET 21 de maio de 2008
LOS ANGELES - A vontade de fumar é contagiosa, mas aparentemente é parar, também.
Uma equipe de pesquisadores, que mostraram que a obesidade pode se propagar de pessoa para pessoa encontraram um padrão semelhante com a cessação tabágica: Um fumante tem mais chances de deixar o hábito se um esposo, amigo, colega de trabalho ou irmão o fez. E mais, os pesquisadores descobriram que os fumantes tendem a se fecharem em grupos e aqueles que não param o hábito cada vez mais ficam de fora de seus círculos sociais,"Seu comportamento fumar depende não apenas do comportamento de fumar das pessoas que você conhece, mas também as pessoas que eles conhecem" e assim por diante, disse o Dr. Nicholas Christakis, um médico sociólogo na Harvard Medical School e autor que conduziu um novo relatório.
As conclusões de estudos anteriores mostram que a influência entre pares desempenha um papel fundamental na decisão das pessoas pararem de fumar e provam que o "sistema amigo" utilizado pelo tabagismo, alcoolismo e perda de peso programas para mudar o comportamento aditivo funciona.
“Anedoticamente, ouvimos as pessoas dizerem que parar de fumar porque o seu cônjuge ou amigo o fez", disse Jennifer Unger, um especialista em prevenção de fumo da Universidade do Sul da Califórnia, que não teve qualquer papel no estudo “Se você influenciar algumas pessoas, essas pessoas podem passar a ajudar os outros a parar". No ano passado, o seu colega Christakis e James Fowler, da Universidade da Califórnia, San Diego, publicaram um estudo sugerindo que a obesidade pode se espalhar entre os amigos, muito semelhante a uma doença infecciosa..
O duo de dados extraídos de uma grande rede social de pessoas que tinham sido acompanhados durante três décadas e constatou que quando uma pessoa ganha peso, amigos próximos tenderam a por alguns quilos a mais. Seu mais recente estudo, que aparece na quinta-feira New England Journal of Medicine e é financiado pelo Instituto Nacional sobre Envelhecimento, focalizou nas pessoas do tabagismo na mesma rede social.
Os pesquisadores examinaram a vida social de 12.067 pessoas no Framingham Heart Study, que tem sido o monitoramento da saúde dos moradores do subúrbio que Boston 1971-2003. Eles foram capazes de reconstruir os laços das pessoas um para com os outros dos participantes uma vez que estes tiveram uma lista informações de contato de sua família, amigos, colegas de trabalho e vizinhos de forma que os investigadores não perderiam nenhuma delas ao longo dos anos. A prevalência de fumantes no estudo de Framingham, ao longo dos anos espelhou as tendências nacionais.Não surpreendentemente, a maior influência foi abordada em estreitos relacionamentos. Quando um cônjuge pára de fumar, o outro parceiro tem 67 por cento menos propensão a fumar. Da mesma forma, quando um amigo para, as chances do outro continuar cai para 36 por cento. As probabilidades são semelhantes entre os co-trabalhadores e os irmãosTrês graus de separação. Pessoas que estavam ligadas a outros em até três graus de separação também foram influenciadas. Se uma pessoa larga o fumo, a chance de uma pessoa dois graus depois disso é de 29 por cento. Em uma separação de três graus, as chances são de 11 por cento."Uma pessoa do grupo tem a motivação para largar o fumo ela começa um efeito de ondulação e cascata que vai através do grupo", disse Fowler.Enquete: Como você trata os fumantes?
Jill Palmer, 28, foi um fumante de um pacote por dia até ela controladas em um programa de antitabagismo no ano passado na Universidade de Wisconsin, Madison onde ela trabalha. Ela tomou a goma de nicotina e trabalhou com um conselheiro para definir uma "data de parar”. Alguns dias depois de Palmer ficar livre do fumo, o marido jogou fora sua última embalagem."Foi estimulado pela minha oportunidade. Ele não queria mais ser um fumante”, disse Palmer, que ela créditos co-trabalhadores não fumantes que a persuadiram para se inscrever no programa cessação.
Os investigadores encontraram também, por meio da análise de amostras aleatórias de as de grupos fumantes, que grupos inteiros se tornam não fumantes ao longo do tempo. As pessoas que permaneceram fumantes ficam na beira de seu círculo social.O tabagismo mata cerca de 400.000 pessoas nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention. Cerca de 45 milhões de adultos são fumantes E.U., embora a prevalência tenha diminuido.
E mais:
Proibir fumantes pode dissuadi-los de revelar o hábito
Não é possível parar de fumar? Culpe os seus genes
Stanley Wasserman, um especialista em estatística Indiana University que estuda as redes sociais, observou que embora o estudo tenha sido feito habilmente, ele tem suas limitações.. Wasserman disse que é difícil de se burlar se a influência social é a grande responsável ou por um grupo inteiro parar o hábito.
Outros fatores, como a proibição de fumar em público ou estudos destacando os efeitos nocivos do tabagismo também pode desempenhar seu papel."Você não pode prová-lo com estes dados", disse ele. "Você tem que ir para as pessoas e perguntar, 'Por que você parou de fumar?

"Extraído do original: Friends quit smoking? You probably will too disponível on line no site http://www.msnbc.msn.com/

Tradução: Eliane Jany Barbanti

Nenhum comentário:

Nupsea