Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Cigarro atrapalha o paladar

De acordo com pesquisa realizada na Grécia, o tabagismo altera o formato e a sensibilidade das papilas gustativas
Nicotina causa mudanças funcionais e morfológicas nas papilas gustativas.
O hábito de fumar não apenas aumenta o risco de câncer e doenças cardiovasculares, mas também atrapalha o paladar, deixando os alimentos menos saborosos, segundo estudo da Universidade Aristóteles, na Grécia.
De acordo com os pesquisadores, o tabagismo pode afetar o formato das papilas gustativas e a formação de vasos sanguíneos no local. Foram avaliados 62 homens jovens das forças armadas gregas (metade dos quais eram fumantes), que tiveram a sensibilidade gustativa e o número e formato de suas papilas gustativas medidos. E as análises indicaram que as papilas gustativas dos fumantes eram mais lisas do que a dos não-fumantes.
Os pesquisadores explicam que “a nicotina pode causar mudanças funcionais e morfológicas” nas papilas gustativas, sem afetar severamente seu número, e isso faria do tabagismo um importante fator de redução da sensibilidade do paladar. “Diferenças estatisticamente importantes entre o paladar dos fumantes e dos não-fumantes foram detectadas”, destacaram os autores, ressaltando que mais estudos são necessários para confirmação.
Fernando Fischer
Disponível na Internet em Cigarro atrapalha o paladar

Nenhum comentário:

Nupsea