Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Alimentos que ajudam a relaxar

À beira de um ataque de nervos? Confira alguns alimentos que devem fazer parte da sua dieta para ajudar a expulsar o estresse do seu dia a dia.
MELÃO: é fonte de vitamina C, essencial no combate ao estresse.
AVEIA: é rica em magnésio. Cada 100 g contém 199 mg do mineral. Chamado de nutriente antiestresse, o magnésio relaxa a musculatura e atua na transmissão do impulso nervoso. E mais, protege o DNA das células de agressões e auxilia na absorção do cálcio e do potássio. O magnésio também é encontrado em vegetais verde-escuros e frutos do mar.
MELÃO CANTALOUPE: excelente fonte de vitamina C, essencial para combater o estresse. Sabe-se que durante períodos de tensão prolongada os níveis da vitamina nas glândulas suprarrenais caem, daí a importância de consumir alimentos ricos nesse nutri ente. Um dos mais poderosos antioxidantes, ajuda a livrar o corpo dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, cuja produção é acelerada em períodos de tensão. Além disso, aumenta as defesas imunológicas. Estudo feito pela Universidade do Alabama mostrou que grandes doses de vitamina C ajudam a moderar a resposta ao estresse nas suprarrenais. Ela também ajuda a produzir neurotransmissores, substâncias químicas que levam sinais e mensagens de um neurônio a outro. Os três neurotransmissores mais importantes sintetizados pela vitamina C são a serotonina, dopamina e norepinefrina. Tanto a serotonina quanto a norepinefrina estão diretamente ligadas ao controle da ansiedade e da depressão.
FÍGADO DE BOI: a vitamina B5, ou ácido pantotênico, está intimamente envolvida no funcionamento das glândulas suprarrenais, ajudando-as a aumentar a produção de cortisona e outros hormônios que contribuem para contra-atacar o estresse e dar um up no metabolismo. Outras boas fontes de B5 são a batata-doce, o iogurte e o avocato.
ATUM: é fonte de vitamina B3 (85 g contém 11,3 mg). Também chamada de niacina, a B3 ajuda o corpo a lutar contra o estresse de três maneiras: facilita a liberação de energia dos carboidratos, controla o açúcar no sangue e aumenta o fluxo sanguíneo, que fica com prometido quando uma pessoa se sente estressada.
BANANA: boa fonte de vitamina B6 (uma banana fornece 0,43 mg). A B6 contribui para a redução do estresse por ajudar a produzir serotonina no cérebro, um neurotransmissor ligado ao controle da ansiedade. Também previne o enfraquecimento do sistema de defesa. Outras fontes do nutriente são o espinafre e o salmão.
AMÊNDOA: contém riboflavina (também conhecida como vitamina B2). O nutriente éconhecido por ajudar a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras. Ele também auxilia a fortalecer o sistema imune.
OSTRA: ótima fonte de zinco (6 ostras contêm 76,3 mg). O estresse físico e mental faz os níveis do mineral caírem significativamente. O zinco é um dos mineirais mais importantes para fortalecer as defesas do organismo. O mineral também está presente nofeijão-preto e na semente de gergelim.
Evite:
CAFEÍNA: presente no café, a cafeína, na verdade, não representa uma ameaça, mas ela é um estimulante, o que significa que aumenta a frequência cardíaca e a pressão. Consumida em excesso, ela pode gerar respostas no corpo que lembram a do estresse, mesmo que você não esteja tenso.
CHÁ: essa bebida chega a ter mais cafeína que o café (225 g têm entre 40 e 120 mg). O chá também contém tanino, que tem um efeito desidratante no corpo.
Fernando Fischer / texto: Vanessa de Sá
Sport life

Um comentário:

aeiou260199038 disse...

Belíssima matéria labatterie sobre as drogas.
Parabéns...

Nupsea