Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Vergonha tóxica

Como observa o autor, orador, e terapeuta, John Bradshaw escrevendo no prefácio do seu livro de tirar o chão Curando a vergonha que se liga a Você 1:
"Como um estado de ser, a vergonha assume um conjunto de identidades da pessoa. Ter vergonha como uma identidade é acreditar que seu ser é imperfeito, que é uma pessoa deficiente como um ser humano. Logo a vergonha se transforma em uma identidade, torna-se tóxica e desumanizadora”.
Quero oferecer o meu agradecimento e gratidão para John e seu magnífico livro. Ele me ajudou a me lançar na viagem para eliminar minha própria vergonha. Esta experiência influenciará em grande parte sobre o que você estará lendo.
Eu convido a você a tomar o primeiro passo para a limpeza da “Vergonha Tóxica”, que tem ferido a sua identidade, e influencia o seu comportamento.
Não é uma viagem em que uma solução rápida a ser encontrada. É um caminho em que você encontrará a liberdade ser a pessoa que você pretende ser. Ganhará compreensão sobre si, aprenderá como mais ser equilibrado, e talvez descubra uma maneira livre da dor.
Um quadro da VERGONHA
O termo - vergonha tem uma implicação negativa. No entanto, ela tem um propósito útil. Como ser humano, saudável vergonha nos dá os nossos limites. Estabelece os nossos padrões de certo e errado.
Um exemplo é o conto de fadas, "The Emperor's New Clothes". O Veste Novo do Imperador. A vaidade do imperador sobre seu vestuário não tinha limites. Sua vaidade lhe permitiu que ele desfilasse nu pelos arredores, mesmo ele sabendo quem o era. Ele violou o segundo limite - nudez pública. Ele não teve vergonha! Suas normas foram auto-servientes - para provar aos seus súditos que ele era superior.
Precisamos de certo nível de vergonha. Ela influencia os nossos limites ambos internamente e externamente, uma vez que temos princípios em ambos os nossos pensamentos e comportamentos. Como Merle Fossum e Marilyn Mason aponta em seu livro Facing Shame: Families in Recovery Encarando a Vergonha: Famílias em recuperação 2 :
Vergonha é necessária para estabelecer limites, na infância, uma vez que crianças pequenas não são capazes de associar as causas e os efeitos por si mesmos. Contudo, como as crianças se tornam mais capazes de julgar suas próprias ações, a culpa passa a ser a consciência antiga.
VERGONHA TÓXICA
O Merriam-Webster Online Dictionary TÓXICO 3 define como:
Extremamente dura maliciosa ou prejudicial.
Vergonha Tóxica é um personagem assassino. Ela corrompe seu a auto- conceito e fecha sua identidade em um manto de falsidade. Isto é um pensamento irracional não permitir que você erre; você é um erro. A vergonha não é mais um limite para você. Como tóxica, torna-se uma definição de você. Essa forma distorcida de vergonha é extremamente dura, maliciosa, e prejudicial.
Como o Dr. Marc Miller escreve em seu artigo, Shame And Psychotherapy 4 vergonha e Psicoterapia 4:
"A vergonha é frequentemente vista como a voz crítica interior, que julga o que quer que façamos como errado, inferior, ou inútil. Frequentemente esta voz interior crítica está repetindo a nós o que foi dito por nossos pais, parentes, professores e pares."
"Infelizmente, essas críticas tornam-se internalizadas, de modo que desta nossa própria voz interior crítica reune-se as mensagens de vergonha."
Um nível saudável de vergonha molda a nossa consciência e informa a nossa culpa. A vergonha tóxica atravessa a fronteira da nossa auto-estima e desvirtua a nossa identidade.
Outro aspecto prejudicial sobre a vergonha tóxica é que, se não for tratada, ela vai passar de geração em geração. Isto ajuda a explicar por que uma família pode aparecer relativamente favorável, mas passam para "a família da desonra". Isto é feito ao envergonhar a identidade dos seus membros.
Exemplo:
Vamos supor que o bisavô era um patife, que foi descoberto estar defraudando os seus colegas de trabalho. Isto resulta em uma "desgraça vergonhosa" para a família.
Em resposta, os membros da família ao longo das gerações seguintes intensificam todos seus atos para compensar e indenizar a super-responsabilidade.
Isso pode ajudar a explicar por que o pai tinha expectativas tão incríveis para você. Por outro lado, ele te amava e queria o melhor para você. E, o extraordinário nível elevado (que você sentiu que você nunca poderia alcançar) era uma compensação por carregar a “vergonha geral”.
Isto também pode explicar famílias alcoólicas, violentas, pobres, etc. e sobre a repercussão da vergonha de uma geração para a seguinte.
O aspecto fundamental para entender e reconhecer é que o senso do Eu opera a partir de ter uma base na vergonha.
· Isto tem impacto em você porque você se define.
· Por aquilo que você faz ou não faz.
· Você é uma pessoa única e maravilhosa, internamente você não acredita ou aceita isso.
Seu caráter é humano. Isto significa que você vai cometer erros em atos e pensamento. A culpa sobre algo é a auto-notificação que você cometeu um erro. É a sua consciência sobre certo e errado. Erros são oportunidades de aprendizado e podem ser corrigidos.
A Vergonha Tóxica não permite quaisquer erros. Falsamente, o erro torna-se uma ultrapassagem de um limite. A Vergonha Tóxica procura purificação em uma das duas maneiras:
Ao agir Mais do que ser humano.
Ao agir Menos que ser humano.
Não é possível não ser nenhuma, no entanto, a Vergonha Tóxica levará você a ser cheio de si mesmo ou sentir-se imprestável. Também irá influenciar o seu comportamento na direção que a crença do seu caráter apontar.
Por exemplo:
Quando você fica na direção do "mais do que humano”, você está certo e todo mundo está errado. E agi muito parecido com um obnóxio idiota.
Quando você fica na direção do "menos que humano", você está errado, ponto. Qualquer aviso disto é um ataque que você precisa se defender.
A Vergonha Tóxica irá bloquear qualquer possibilidade de uma cura completa para qualquer coisa de sua família de origem e influencia o seu comportamento de hoje. Ela mantém sua carreira titubeante, ou estremece os seus relacionamentos ou o sentimento de bem-estar confuso.
Para saber o que você pode fazer para devolver esta responsabilidade não solicitada algumas sugestões e técnicas podem ajudar em publicação futura sobre a Cura da Identidade Tóxica da Vergonha.
Extraído do texto original: Healing Toxic Identity disponível on line em
http://www.my-counseling-site.com/
Tradução de Eliane Jany Barbanti



Um comentário:

doravante disse...

Muito bom seu blog! Mas alguns links estão desatualizados

Nupsea